Jornal A Tarde - 10/04 às 08:13

Reportagem sobre a inclusão de 12 categorias profissionais na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O reconhecimento não é uma regulamentação, que depende do Congresso, mas, segundo o Ministério do Trabalho, ele ajuda as pessoas nessas ocupações a se unirem em sindicatos ou acordos coletivos e dá a essas ocupações visibilidade. Seguem algumas perguntas sobre o assunto. 

 
- Do ponto de vista do profissional, qual a importância do reconhecimento da ocupação pelo MTE?

 Existem varios pontos de vista que podem ser consideravelmente importantes nesta decisão. um deles é que muitos profissionais sentem-se desvalorizados em função de outras profissões, enquanto pessoas eles que não tem valor por nao ter uma regulamentação legal para o que fazem. Ter orgulho do que faz; do que sabe fazer; do que escolheu como profissão é um direito que todo e qualquer trabalhador não deveria ser privado. E esta regulamentação traz esta "certificação" é como uma certidão de nascimento, um rg, uma carteira de habilitação para automoveis, um passaporte - enquanto você não tem você não existe é uma fraude, não pode ser visto ou categorizado no ambito de direitos e deveres.  Então é uma grande conquista.


- E para os empregadores, qual a relevância dessa mudança?
Costumo dizer que tudo na vida é um vies, e se para o trabalhador tem este carater por mim descrito, para o empregador é uma segurança muito grande poder contratar alguem sabendo quais sao os direitos e consequentemente os deveres que o profissional tem. Evita uma serie de desgastes e situações desconfortáveis, valores exorbitantes que alguns profissionais cobram por não ter um "orgão regulador" para designar os limites da relação trabalhista.
 
- Como os profissionais podem usar esse reconhecimento a favor deles?
Acredito que honrando seu compromisso com a conquista, por exemplo - Um agente de combate a endemias. Observa-se que muitos deles não tinham uma postura, responsável ante a grande imcumbencia que recai sobre seu trabalho. Acredito que muitos pensavam assim isso é um bico, não sou assistido por ninguem,  sou apenas um "pau mandado", "um qualquer" que pegaram para desempenhar este papel que ninguem faz. Ledo engano, são profissionais aos quais é exigido grande capacidade e resistencia fisica e de relação interpessoal, pois nas mãos deles está o compromisso com a preservação da saude de outras pessoas. Então este reconhecimento traz uma grande elevação no moral destes profissionais e por conseguinte uma eficacia muito maior no combate e controle de toda e qualquer doença transmissivel.
 
- Qual a influência da união sindical na luta por direitos profissionais?
O papel sindical é de extrema relevancia, responsabilidade e por que não dizer vital. As categorias precisam de pessoas articuladas que possam falar por muitos. Deste modo o sindicato é um polo de comunicação e defesa que não pode faltar junto as categorias de classe.

 

Atendimento Preferêncial

Nome:

Email:

Telefone:

Assunto:

Mensagem: