Postado por Adm. em 12/09/2011 ás 08:09

Para escrever sobre motivação, aliei outra palavra que faz muito sentido, dentro do universo do inconsciente – a superação. Um cliente de coaching  me procurou, com um quadro de EA – Estado Atual, que era mais ou menos o seguinte: Terceira Idade, solteiro, sem filhos, algumas decepções outras vitórias e um desejo de manter a mente ativa. Arregaçou as mangas e cursou faculdade depois dos 60 anos!! Isso mesmo, uma pessoa com muito desejo e coragem, pois sabemos que encarar os dias e noites de estudo, é no mínimo desafiador. E qual o problema deste “jovem senhor”? Podem me perguntar, depois de árdua batalha, entrar novamente no mercado de trabalho, e daí, vem às queixas, o desanimo e a desmotivação.
Defendo em meus estudos, que a motivação do ser humano, está aliada a uma equação bastante complexa, que inclusive, foi tema de publicação minha em outra oportunidade, hoje eu acrescentaria SUPERAÇÃO, a esta formula Direção + Impulso - (-Por que) = MOTIVAÇÃO ↔ intensidade X persistência = Ser + (superação), vamos aos cálculos...

Direção - A função do seu subconsciente é armazenar e retirar informação sob demanda o trabalho dele é reagir exatamente da forma que você foi programado ou da forma que você se programou, ele faz com que tudo que você diz ou faz se encaixe em um padrão consistente com o seu autoconceito, o seu programa maior. O subconsciente é subjetivo, não pensa ou raciocina independentemente, meramente obedece a comandos que recebe de seu consciente.
Impulso –Para que você cresça e se desenvolva é necessário, sair da chamada zona de conforto, você tem que estar disposto a se sentir desengonçado, desconfortável e impulsionado pelo fazer da primeira vez, este corrobora com o sentimento de valer à pena. Sendo bem ou mal feito, é necessário para que você se permita o movimento, que seja estimulado  repentinamente por determinada força a fim de dar ações a sua própria vida.
Por que –Ah... Os porquês, estes são a expressão máxima do motivo, da causa, da indagação. Um não coexiste sem o outro, e a este vem os aliados: a fim de que, para que, por qual razão, pelo qual, uma vez que, pois. Ele leva a mente ao encontro das justificativas, em alguns casos múltiplos, com a finalidade em alguns casos de nos fazer retroagir, ceder, desistir ou em outros casos ir adiante seguindo a direção e o impulso por nós desejado.
Motivação - Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz? O estudo da motivação comporta a busca de princípios que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações. Uma compreensão da motivação como força atratora não pode deixar de levar em conta as preferências individuais, uma vez que diferentes pessoas vêm diferentes objetivos como mais ou menos desejáveis. Um mesmo objetivo pode ser buscado por diferentes pessoas por diferentes razões: uma deseja mostrar seu desempenho, outra anseia ter influência sobre outras pessoas (poder), etc. A essas preferências relativamente estáveis no tempo dá-se o nome de motivos. São conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança.
Intensidade  - É a "força que você  faz", proporção, grau.
Persistência- Ato de persistir; constância; perseverança. Qualidade do que dura.
Superação -Passar por cima; passar além; ser ou ficar superior; sobrelevar-se: superar a expectativa. Vencer, subjugar, dominar, dobrar: superar a resistência do adversário. Fazer desaparecer, remover, resolver: superar todas as dificuldades. Ação que se destaca das demais por ser mais forte e com a intenção de superar antigos resultados. Todos os seus padrões habituais de pensar e agir estão armazenados no seu subconsciente. O seu subconsciente faz com que você se sinta emocionalmente e fisicamente desconfortável toda vez que você tenta fazer algo novo ou diferente, ou mudar quaisquer dos seus padrões estabelecidos de comportamento. Mesmo que os indivíduos não tenham sempre consciência dos motivos que os impelem, eles estão sempre conscientes dos objetivos que desejam alcançar.


Eu não havia terminado de contar o caso de meu cliente, mas pausei para conceituar, os cálculos de minha admoestação, sobre o que leva alguém a se desmotivar. Em sua sede de conhecimento e novas oportunidades o mesmo se lançou em uma empreitada, por crer que este seria a grande realização de sua vida, e encontrou um mentor a altura, porém em vários momentos, tudo que existia para contribuir com a concretização de sua meta, se transformou em algoz, em cruel capataz dos seus sentimentos. Ora ele apresentava uma admiração indubitável pelo seu mentor, ora um grande descontentamento com decisões de abandonar a causa, etc. Então fiz a pergunta básica para os processos de coaching – O que você quer? – E roda da vida, foi roda da vida voltou, tarefas foram e voltaram e um dia depois da decisão de abandonar o trabalho, por visualizar e encontrar as respostas para sua insatisfação veio a minha surpresa. O mentor (muito inteligente) percebeu que na realidade todas as necessidades elencadas pelo cliente convergiam em uma, peça pregada pelo subconsciente daquela “jovem senhor”, ele não queria realizar nenhum trabalho? Não queria ajudar ninguém? Não queria remuneração? Mercado de trabalho?  Blá, blá, blá?

Ao tilintar do mentor, em desferir elogios, presentes, atenção por resposta, aos seus inúmeros emails, todo o quadro de revolta foi alterado, esta pessoa passou a sentir-se poderosa, focada, feliz. Qual o resultado? Pela astúcia e inteligência, em perceber e compreender nas entrelinhas, e atuar da maneira a qual o jovem senhor desejava esta que é característica imprescindível a um líder, o mentor, recebeu de volta um colaborador voraz, ávido por resolver tudo que estivesse ao seu alcance e o que também não estivesse buscando apoio em outros, em outras instancias para realizar com eficácia o trabalho ao qual seu mentor era responsável.
 

 

Estímulo
                      ►         Necessidade  ⇒        Motivação ⇒      Comportamento ⇒     Objetivo Pessoal 
 
Situação

 

Inconscientemente o cliente queria ser alvo de admiração, de reconhecimento, de atenção, sem perceber que a causa à qual se dedicava, tinha um contexto, muito maior. Este é o perigo das motivações do ser humano, por vezes você passa uma vida acreditando que ISSO vai lhe trazer satisfação, realização e felicidade e na realidade é AQUILO, que vai lhe ocasionar, através dos processos de interiorização aos qual o ser humano, é submetido e a partir de duas perspectivas diferentes: como impulso e atração, os instintos serão movidos dando força, para que necessidades internas que geram no indivíduo uma tensão tenham sentido de resolução.
  
Outro conceito que influenciou o estudo da motivação foi a diferenciação entre motivação intrínseca e extrínseca. Enquanto a primeira refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição. No entanto é falso dizer, que a motivação extrínseca é fruto da ação do ambiente e a intrínseca à da pessoa, porque, como se verá, a motivação é sempre fruto de de uma interação entre a pessoa e o ambiente. Importante também é observar que os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo, quando a pessoa estuda um tema que a interessa (motivação intrínseca) e consegue com isso uma boa nota (motivação extrínseca).

Outro aspecto da relação entre motivação intrínseca e reforço é o chamado efeito de superjustificação ou de corrupção da motivação. Mesmo teorias mais reconhecidas reduzem a questão das categorias motivacionais, por exemplo, a uma orientação à aprendizagem e perícia, a uma necessidade de competência e autodeterminação, ou ao relacionamento e envolvimento com os outros. Conhecer a si mesmo é um projeto de vida. Implica reflexão, introspecção e empenho para definir claramente nossa trajetória de vida. Inclui, ainda, o desafio do comprometimento consigo mesmo a respeito de objetivos e metas pessoais, a distinção clara entre o que realmente desejo e o que aprendi que devo, ou não devo, desejar. A crise existencial é um processo de interiorização profunda, de introspecção um momento existencial de reavaliação, de reflexão sobre a própria vida e os valores até então sustentados. Um movimento de busca de sentido de vida e conseqüente mudança interna, que também fragiliza o ego enfraquecendo os recursos internos.  O Dr. Augusto Cury, um dos mais brilhantes escritores do gênero, defende que uma das mais importantes explorações do homem, e por que não dizer que a maior delas, chama-se exploração de si mesmo. Tarefa árdua que consiste em aprender a se interiorizar, criar raízes mais profundas dentro de si mesmo, explorar a historia intrapsíquica dentro da memória, decifrar questionamentos de paradigmas socioculturais, trabalhando com maturidade perdas, dores, frustrações psicossociais.

A Psicologia Humanista é uma forma de responder a anseios da sociedade, com concepções que garantem a possibilidade de transformação que dependa apenas da vontade individual, como uma forma de as pessoas conceberem-se como "EUS" e não apenas como mais uns, como diferentes, devendo assim ser tratadas. Ela retoma, resgata a individualidade, a subjetividade, as emoções próprias e particularidades de cada ser humano. Técnicas tais como coaching [1]que buscam o aperfeiçoamento humano, trabalhando os instintos, tendências, impulsos e desejos inatos e aqueles que consideram relevante a influência social, destaco o valor desta técnica que se teoriza em ajudar uma pessoa a mudar da maneira que deseja, e a ir à direção que quer, apoiando a pessoa em todos os níveis, para que se tornem quem quer ser, e seja o melhor que pode ser, criando consciência, capacitando à escolha e produzindo a mudança, revelando assim o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho, mais do que ajudar a aprender, a alcançar suas metas, na vida e no trabalho, tem uma importância premente, como por exemplo, o de fazer entender os aspectos comportamentais e fenomenológicos dos indivíduos para interação.
Assim a aplicação das formulas da nossa inicial equação, nos indica que somar direcionamento com impulso mais os por quês de nossa motivação equivalem à intensidade multiplicada a persistência em que igualaremos superação em ser mais realizados e, por conseguinte mais felizes.
 
 
REFERÊNCIAS
 
Goulart, Fernando Cel. - Motivação para combate, 2005. Disponível em http://usacac.army.mil/CAC/milreview/download/portuguese/MayJun05/goulart.pdf
 
Inteligência multifocal: análise da construção dos pensamentos e da formação de pensadores/ Augusto Jorge Cury. — 8. Ed. rev. — São Paulo: Cultrix, 2006.
 
http://www.dicio.com.br/superar/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coaching

Ilustração: Danilo Scarpa

 




[1]
Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.
 

Atendimento Preferêncial

Nome:

Email:

Telefone:

Assunto:

Mensagem: