Postado por REVISTA SER MAIS E JORNAL A TARDE em 17/12/2009 ás 13:12

A famosa frase de Hamlet se encaixaria nas tendências contemporâneas, certeiramente, sob as vestes de SER MAIS, ao invés do não SER. Um dos grandes desafios da educação é o de formar alunos dentro de uma filosofia integral, ou seja, demonstrar o movimento da vida com pluralidade, sempre dinâmica e não como fragmentos. A “a vida como ela é”, com todas as facetas do ser humano, suas crenças, medos, conflitos, incertezas, angústias e todo sofrimento aos quais estamos sujeitos, compelir o individuo a entender que o dinamismo da vida está sempre em transformação, que vivemos em um mundo onde as alternativas mudam de posição todo momento.

A guerra de talentos travada pelas organizações sintetiza as aspirações de um profissional de sucesso determinando que, o homem do futuro é um trabalhador do conhecimento cerebral ou mental, capaz de: Inovar, Resolver Problemas, Tomar decisões, Liderar Pessoas, Comunicar Idéias, Desenvolver Projetos em times Ter Ética, Integridade e Responsabilidade. Qual o anseio final de todo ser humano? – Felicidade, alguém filosofando disse “Felicidade não é ter, e, sim, ser”. O Ser é um estado de espírito e uma série de sentimentos concomitantes em que predominam a paz interior e a alegria de se sentir vivo e sabedor do que e de para que estamos aqui, para tal sentimento aflorar torna-se eminente a busca pela excelência dos valores do ser, honestidade, autodisciplina, fidelidade, coragem, serenidade.

Metas desse porte exigem novas perspectivas, uma nova visão da Educação envolve conhecimento, comportamento, conceitos, procedimentos, valores, atitudes, saber, fazer e ser. Diante da ótica dos pilares da educação segundo a onde Aprender a conhecer - Aprender a fazer - Aprender a viver com os outros - Aprender a ser, estão intrinsecamente ligados para que ocorra o desenvolvimento individual do ser humano, obtendo assim o estado pleno de convivência social onde as relações  interpessoais e a evolução da espécie esta ativamente estabelecida, pela formação de indivíduos intelectualmente ativos, independentes e proativos diante da sociedade.

A medida quantitativa tem sido gradativamente absorvida pela medida qualitativa, ou seja, o valor não é de quanto o aluno sabe, mas sim da qualidade do que ele sabe, como ele sabe é realmente de um valor supremo. Quem são os novos profissionais que estamos formando? Quem são os futuros executivos? Quem irá gerir nossas riquezas? – sejam elas financeiras ou recursos naturais? – Diante desse quadro e destes questionamentos torna-se proeminente a necessidade de apoiar e acompanhar nossos jovens para que eles sejam capazes de direcionar suas vidas, seu futuro enquanto pessoas e profissionais de sucesso, para que eles estejam habilitados a gerir outras vidas e o mundo que os rodeia da melhor maneira possível.

Saber como estamos educando, treinando e formando novos líderes-empresários e potenciais integrantes de equipes, e muitas outras coisas que são importantes para quem percebe dados, chega a fatos, providencia atos, para alcançar melhor produtividade e resultados conseqüentes é algo de fundamental importância e de preocupação constante. Treinamos seres humanos, porque nos importamos com os mesmos, queremos que sejam sempre melhores e porque esta é a responsabilidade como unidades-família, característica que as instituições educacionais têm junto aos jovens - exemplo de autoridade moral, de disciplina e o respeito entre parceiros, consolidam a confiança, adjetivos e qualidades importantes na formação do cidadão consciente.

Existe uma relação inversa entre necessidade e desejo, e na educação não é diferente. A PNL propõe, principalmente, que, para realizar objetivos, é preciso primeiro defini-los e se dedicar a ele com uma perspectiva positiva. É neste momento que o Coaching contribui no processo de melhoria educacional, já que é fato que as pessoas que mais querem ajuda, geralmente, menos dela necessitam e as pessoas que mais precisam de ajuda são as que menos a querem; assim, devemos lidar com as pessoas que querem e não as que precisam. Assim surge o Coaching Young Graduation Partner. Vivência correlata ao Coaching Teen, na realidade esta metodologia pode ser considerada como a raiz principal, e todas as suas vivências, raízes secundárias de sustentação.

Por meio da ressignificação, é proporcionado ao o jovem encontrar ar o seu verdadeiro potencial, possibilitando transitar por diversos elementos necessários para construir uma carreira brilhante. Trabalhamos neste método algumas barreiras no desenvolvimento de carreira, fundamental para jovens que se preocupam com o futuro profissional vivenciando sua transição para um grupo de alta performance, qualifica-se a visão de mundo, futuro preferido, desenvolvendo estratégias cognitivas, através do estoque de situações, imagens, sons e sensações o jovem tem condições de acessar o futuro, mediante o uso de direcionamento imaginário, onde a depender da técnica utilizada este poderá num jogo mental de profundos resultados observarem sua atuação em dois estilos diferentes, dentro e fora onde o futuro passa através dele e fora dele, ocorre transportes, no tempo, para que o jovem possa assistir seu triunfo diante da ótica, palavras, mensagens, idéias e tudo que a imaginação mandar, de outras pessoas, escolhidas pelo Coachee para apoiarem o momento em que ele está vivendo e o que busca encontrar. Extraindo o que foi positivo ou negativo de experiências anteriores e se encorajando pelo futuro que o espera. 

O foco está no futuro e a grande vantagem de passar por um processo de Coaching durante o período de graduação universitária e, quiçá, de pós graduação, é um fator de considerável grandeza, pois este novo profissional sai de um nível da sua jornada acadêmica, sabendo quem ele é e o que ele quer efetivamente fazer e como ele será um melhor companheiro e líder para seus parceiros, haja vista que o líder do passado sabe dar ordens, enquanto o líder do futuro sabe como pedir. Ser um bom exemplo, para seus companheiros, parceiros e liderados exige um grande desprendimento – o de sempre buscar melhorar a si próprios a olhos vistos, nesse processo o outro tende a reconhecer que precisa melhorar também e então a interação é fabulosa, é correto afirmar que pessoas inteligentes estão sempre procurando melhorar, não importa o quão boas sejam. Quando se está em posição de liderança, somos observados o tempo inteiro por conta disso é que dá o exemplo, torna-se importante, por que não dizer, imprescindível.

Aprender a lidar com decisões, como saber dizer “NÃO”, sem empreender muita energia negativa e cultivar desafetos, saber que não é preciso se fechar para as pessoas para fugir das pressões, basta saber dizer não “numa boa”, é o grande desafio do profissional do futuro, ser participativo, cumprir prazos, conseguir verbalizar de maneira estruturada suas idéias, suas intuições. Usar esta chamada intuição para detectar habilidades positivas, identificar desalinhos, tomar decisões com clareza e firmeza, alinhadas com os valores da organização à qual faz parte são pontos importantes para quem, no futuro próximo, estará frente a frente com tais exigências do mundo empresarial ou da vida como um todo.

O Poder se desgasta com o tempo, bem como gera atividades paralelas, disputas pessoais, desconfiança, jogo político; enfim, gera comportamentos que não deixam consolidar uma sociedade de confiança. Quando o individuo sente-se encurralado diante de uma situação, nesta hora a mente não consegue raciocinar de uma forma lógica, os pensamentos são mais ou menos fixos, ou ficarão girando em torno de uma mesma coisa, normalmente as implicações do problema, como se estivesse presa numa espécie de vácuo mental. A grande maioria das pessoas acostumou-se a pensar baseada no raciocínio lógico, linear, seqüencial, deixando de lado suas emoções, intuição, criatividade, capacidades de ousar soluções diferentes, o cérebro humano funciona como um aparelho de TV recebe e emite impulsos elétricos, deste modo a capacidade de absorver conhecimentos deve ser estimulada, os paradigmas da educação vêm ao longo do tempo sendo acrescidos e alterados em seus valores de medida.

Desse modo, formaremos pessoas melhores, ter ou alimentar, uma visão parcial cria um individuo temeroso de tudo que possa encontrar além da sua área de atuação, ele vai sentir-se naturalmente inseguro diante de qualquer situação que fuja ao seu controle, terá determinação e dinamismo apenas dentro dos limites do seu saber; este indivíduo vai ter um distanciamento natural entre ele e o resto do mundo, sua natureza conservadora, inflexível e sempre dependente de outrem para direcioná-lo, é um ser humano que, dificilmente, conseguirá ser feliz diante de uma vida, que está sempre em movimento, sempre a se diversificar, em constante renovação. O processo de Coaching direcionado ao jovem é um passo de grande relevância para o gestor da atualidade, consiste em proporcionar ao jovem, uma gestado de sustentabilidade no ponto exato em que a maturidade adquirida durante sua vida acadêmica será colocada a prova.
 
Como aliado ao projeto educacional das instituições de ensino, o coaching promove mudanças, soluções, idéias, transformações, e resultados no processo de ensino, agindo na realização de um trabalho com objetivo específico, decorrente de problemas e necessidades oriundos de caráter motivacional dos adolescentes, usado como suporte a amparar suas escolhas, aliar as flexibilidades para que o psiquismo procure outras formas de descarga de energia, em beneficio próprio e do outro, haja vista alguns comportamentos anti-sociais e de interações interpessoais, habilidades assertivas. E ainda, em concordância com as afirmações filosóficas de Sócrates, que defendia o autoconhecimento, na crença de que a verdade está dentro de cada um, aliado a teoria de Jung[1], no que diz respeito a percepções e julgamentos, o coaching vem corroborar para o desenvolvimento e proeminente busca de melhores relacionamentos interpessoais, fundamentando o embasamento filosófico deste projeto de intervenção psicossocial.

Para tal esta metodologia, baseia suas atividades na Psicologia Junguiana, através da teoria dos tipos psicológicos defendida por Jung, que pregam a idéia de que as atitudes do indivíduo, com relação ao mundo externo de fatos e pessoas, são caracterizados por extroversão e introversão. Desse modo, a fim de melhor observá-las, Jung distinguiu quatro funções psíquicas: Sensação, Intuição, Pensamento e Sentimento. A modalidade Coaching Teen, consiste em mostrar ao jovem formando através de uma linguagem leve, descontraída que aliar compromissos, relacionamentos familiares, aparência pessoal, conquistas afetivas e futuro profissional, está ao seu dispor, de acordo com a maneira que desenvolvem seus potenciais internos, realizando aquilo que têm vontade e pelo que têm interesse.




[1] Carl Gustav Jung, foi um psiquiatra suiço. Fundador da psicologia analitica tambem conhecida como psicologia junguiana.
Ilustração: Danilo Scarpa

 

Atendimento Preferêncial

Nome:

Email:

Telefone:

Assunto:

Mensagem: