Postado por Adm. em 02/02/2011 ás 10:02

Como posso dizer a alguém que tempo não é o problema? Hoje pensei muito no que escreveria para você... Falar sobre o que dizer e fazer para potencializar alguém, que ainda não sabe o quão poderoso é!! Como anular e modificar a condição de questionador com a de "respondedor", acredito que Aurélio revirou-se no tumulo ao ver esta palavra que etimologicamente não existe. Mas neste momento a palavra que usarei é esta.

Minha editora um dia me questionou sobre, qual a mãe experiente a que teve filhos ou a que não teve?? – Por um minuto calei-me e esperei que ela me respondesse, até porque sabia exatamente o que ela diria. Ela disse a que deu a luz, calei-me, porém tinha a resposta para ela, resposta essa que acredito, piamente. Mas importante do que a dor do parto é a dor do desejo de ser mãe.

Existem mulheres que nasceram com o dom, carregam a essência da plenitude da palavra mãe. Abnegação eu acredito que esta seja a palavra que define ser mãe, adaptação é outra, vinculo, esperança, todas essas poderiam representar o ser mãe. O porquê de tudo isso? Para que eu consiga determinar o que o seu filho, seu sobrinho será amanha, no futuro próximo, no longínquo, saber quem é o que quer como quer isso tem haver com desejo e não com experiência; com anos a fio, o grisalhear dos cabelos, você pode ser um sábio aos 3,4 anos, um eremita aos 17 e um grande bobo aos 40. Depende de você, depende do equilíbrio que você procura e deseja para sua vida.

Certa vez, perguntei a um cliente de 14 anos. O que é comunicar para você? – Ela me disse "falar algo sem me complicar" – Eu disse "falar sem complicar, especifique isso – Então ela falou – "Dizer algo a alguém e ser compreendido".

Aquilo me tocou tão profundamente, porque aquela pessoa tão jovem, tão i-nex-pe-rien-te, conseguiu definir algo que eu em minha fase boba, ainda não tinha compreendido. Comunicar no sentido mais etimológico da palavra é exatamente isso, emitir e ser compreendido.

O que isso tem a ver com executivos, biólogos, advogados, pedagogos. Em nosso mundo estamos sempre fa-lan-do e não comunicando, por isso sempre que alguém me pergunta o que é Coaching – respondo um processo de comunicação, que visa através de questionamentos buscar recursos internos, a quem se predispuser a isso. Sério sempre digo isso, às vezes fico triste quando um cliente desiste ou não segue adiante com seu processo. Mas não busco justificativas em mim, para isso, afirmo que se ele

(a) desistiu é porque ainda não está disposto a se conhecer, a saber, quem é a SER ele mesmo ainda é alguém na fase ESTAR, então, uso o tempo como conselheiro e espero, espero que em algum momento, a catarse deste ser venha à superfície de sua alma.

Atendimento Preferêncial

Nome:

Email:

Telefone:

Assunto:

Mensagem: