Postado por http://editorasermais.com.br/site/index.php/revista-sermais em 01/11/2012 ás 18:11

Gerencio o quê? Quem?

Por Ritah Oliveira

Falar sobre gestão tem um significado muito importante, diferencia do antigo chefe, porém com algumas atribuições burocráticas para o mesmo. Como é costume uso os conceitos para elucubrar as informações que disponho em meus artigos. Etimologicamente são estes os termos que trataremos neste artigo.

Significado de Gestão s.f. Ação de gerir. Gerência, administração. Gestão de negócios, diz-se quando uma pessoa administra os negócios de outra, por eles se responsabilizando solidariamente, mas sem autorização legal.

Significado de Chefe s.m. Aquele que governa, comanda, dirige: um chefe severo. Cabeça de rebelião.
Empregado que dirige serviço de certa importância: chefe de estação. Dirigente de um partido político. Heráld. O ponto mais nobre de um escudo, que corresponde à cabeça do cavaleiro; peça honrosa de primeira classe. Chefe de família, o esposo e pai. Militar Chefe de fila, o soldado que fica à frente da fila.

Na contemporânea administração, o chefe cede lugar ao gestor, aquele que está à frente, aquele a quem cabe a preocupação com o melhor serviço a ser prestado pela organização seja ela publica ou privada. Academicamente falando hoje existem faculdades que especializam profissionais em Gestão, lá ele aprende como lidar com números, normas, e pessoas. Algumas diferenças entre chefiar e gerir vão além dos significados conceituais está elencado em atitudes, acredito que esta figura surgiu para suavizar as difíceis relações dentro das organizações. O gestor enquanto pessoa é aquele que oferece a si mesmo em busca de melhores chances de alcançar sucesso; aquele que é um incentivador, pois reconhece que nós humanos fazemos coisas porque queremos, Algumas vezes fazemos coisas porque as conseqüências de não fazer algo são desagradáveis. Entretanto, a maior parte do tempo se quer fazer coisas por aquilo que conquistamos através delas. Não é diferente no trabalho, as pessoas fazem um bom trabalho pelo salário, pelo prestígio, ou pelo reconhecimento. Fazem um mau trabalho porque querem moleza (e ainda assim receber no final do mês). Trabalha duro porque querem impressionar alguém ou querem promoção… e por aí vai. Portanto, para melhor motivar a sua equipe, descubra o que querem e como você pode lhes oferecer isso por fazerem o que quer que eles façam.

Realizei um trabalho em determinado mecanismo publico, e constatei a veracidade destas afirmativas, algumas pessoas apenas são chefes e as relações interpessoais precisam de GESTORES, de pessoas que tem a flexibilidade de transformarem-se em LIDERES e este comportamento engessado dos chefes, em nada contribuem para a eficácia e motivação dentro das organizações.  Ao gerir estamos nos colocando à frente em determinadas situações, situações as quais nos deparamos com afirmativas do tipo: O gestor administra; mantém; concentra-se em sistemas e estruturas; confia no controle; perspectiva de curto prazo; pergunta como? Quando? - Gerir recorre a não cometer injustiças, a selecionar o sucesso do outro como o seu próprio, haja vista se em algum momento você incentiva, está partindo do pressuposto de que as conseqüências para que algo seja feito não será desagradável, pois na grande maioria das vezes queremos fazer algo baseado na certeza do que será conquistado por aquela ação.  

Na convivência organizacional isto não é diferente – As pessoas realizam um bom trabalho pelo salário, pelo prestígio, ou pelo reconhecimento. Fazem um trabalho sem qualidade por querer atividades brandas (e ainda assim receber no final do mês). Trabalham exaustivamente para impressionar alguém ou querem promoção… e por aí vai.  Daí caminhamos através da porta da MOTIVAÇÃO, aquela que dá luz às questões inerentes ao desempenho do colaborador e ser humano, por conseguinte ou do ser humanos e colaborados, não necessariamente seguindo a ordem respectivamente, haja vista que em determinado momento ambos são a mesma pessoa o mesmo individuo e se o alinhamento destes não for eficaz em algum momento estaremos diante desta frase que li em um site de relacionamentos “O funcionário que tem um chefe, quando vê alguém falando mal da sua empresa ele diz: Humm, você ainda não viu nada!”.

Gerir tem a ver com time, daí surge algo que gosto de chamar de líder gestor ou gestor líder, de onde as palavras e a sonoridade positiva que elas promovem nos remetem ao sucesso são: inova; original; desenvolve; líder concentra-se nas pessoas; inspira confiança; perspectiva de longo prazo; pergunta o que?   Por quê; criar; desafio; dar condições; aproximar; pensa na equipe; preocupa em ver seus funcionários vencerem; reúne; absorve idéias; vê como Humano. Deste modo é necessário que a equipe esteja motivada a alcançar SUCESSO, para tal precisam trabalhar a fim de atingir objetivos desejados, precisamos Ester em EQUIPE não GRUPO, haja vista qualquer aglutinação de pessoas pode ser um grupo, mas nunca uma equipe um time, onde todos estão imbuídos da mesma motivação do mesmo ideal. Portanto a figura do GESTOR LIDER OU LIDER GESTOR, (você deve estar pensando ela mudou a ordem!!), não foi acaso, sim neste artigo estamos tratando de gestão e para tal este precisa estar alinhado com o significado de liderança que já falamos em artigo anterior. Gestão tem a ver com alta performance, e para tal seja um líder, não apenas um gerente seja um gerente e não apenas um líder. Proporcione direção, pois a habilidade de liderar que distingue um gestor dos seus pares. Através de uma característica e necessidade premente nas relações – A comunicação esta é sem duvida um diferencial de um gestor, você não pode realizar nenhuma atividade sem que consiga comunicar sua visão, seja ela de mundo ou organizacional, para tal esta deve ser transparente e honesta.

Os resultados organizacionais dependem da influência e habilidade que o gestor tem para administrar, recursos, tempo, cultura organizacional, criatividade, produtividade, oportunidades, ética, foco.  Se neste exato momento de nossas elucubrações, enquanto Coach pensarmos em uma roda da vida esta teria oito fatias, o que na metodologia Coaching Teen, chamo de PIZZA DA VIDA.  Daí o gestor que estivesse passando pelo processo de Coaching Executivo, exercitaria através desta roda, estabelecendo os objetivos primordiais para a formação de sua excelência como gestor.

Primeiramente vamos analisar os níveis de afastamento desta roda da vida, quais os campos em que temos ou atribuímos em escala de 0 a 10, por onde caminha nosso processo de gestão, alguns itens naturalmente são 10 como foco, produtividade ética, outros são aqueles que normalmente têm sua pontuação em menor escala de valor, tipo oportunidades, cultura e recursos e o que estaria sempre com a pontuação inferior neste caso o tempo, Comece com a seguinte pergunta: Ele está relacionado a situações ou pessoas? Caso sejam em relação a situações que aconteceram, por exemplo, a perda de um prazo, o mais importante é verificar como isto aconteceu, ou seja, uma análise racional dos fatos e “erros” que podem ter levado a situação, e assim por diante o Coach Executivo dentro de um processo de Coaching, iria conduzi-lo, através deste tipo de questionamento a fim de que os pontos necessários fossem alinhados de maneira que obtivéssemos a excelência dentro do processo de gerir esta empresa aos seus objetivos e obtenção dos melhores resultados.

E então como esta sua pizza da gestão organizacional?

Publicado em http://editorasermais.com.br/site/index.php/revista-sermais/artigo/item/995-gerencio-o-que-quem

 

Atendimento Preferêncial

Nome:

Email:

Telefone:

Assunto:

Mensagem: