Postado por http://www.maisbahia.com.br/entrevistavip.asp?codigo=436 em 19/08/2011 ás 00:08

Mais Bahia - O que é o Coaching Teen?

Ritah Oliveira– É a única metodologia existente no mercado, que utiliza técnicas desenvolvidas pelas mais conceituadas instituições, direcionada para o público adolescente e jovem. O método está estruturado dentro da ótica do Coaching de vida, onde as pessoas são estimuladas a investir em si mesmas para usufruir plenamente do seu potencial, a fim de criar excelência. Assim passam a pensar nas coisas de "outro modo", vendo sob "novos pontos de vista" e ainda levando "outros fatores" em consideração. Seguindo os princípios da PNL para adequação de ações, mente linguagem e resultados.

MB - Como funciona e quem pode aplicá-lo?

RO- A metodologia Coaching e as vivências exclusivas denominadas Coaching Big Game Teen, Quiz Magic Teen, Team Power Teen e Coaching Young Partner, desenvolvidas, cunhadas, adaptadas e correlatas à concepção de alinhamento dos níveis neurológicos pressupostos da PNL – Programação Neurolinguistica, por meio de pseudo partidas reúnem o melhor processo de desenvolvimento humano da atualidade, num contexto de suporte, mediante o uso de dois modelos distintos de intervenção, ambos jogos interativos de fases que compilam as já existentes no referido método. O método pode ser aplicado por Coaches, ou seja, profissionais com formação e certificação para exercer a profissão, e ainda profissionais da área de educação que passaram por qualificação para tal.

MB - De que forma este método pode contribuir na vida do aluno adolescente?

RO – Este se caracteriza por ser um processo de Coaching de Alto Desempenho que leva o Coachee Teen através de uma poderosa auto-descoberta que dá visão e direção às suas ações. O Coach (profissional treinado para exercer a metodologia) fornece um contexto de suporte, promovendo um ambiente de confiança e criatividade para descobrir soluções, programar e sustentar mudanças de crenças e de comportamentos necessários para se alcançar uma transição de qualidade entre a adolescência e a idade adulta. Utilizar processos de coaching neste momento de vida onde tudo é vivido intensamente e quando o processo de desenvolvimento da identidade é motivado pela força e o desejo do indivíduo de conhecer a si mesmo é algo realmente muito especial.

MB - Qual o objetivo do círculo de motivação?

RO –O círculo de motivação é aplicado para que estes adolescentes possam, através de questionamentos, terem tranquilidade para adaptar-se às alterações físicas, mentais e sociais, a fim de desenvolver suas potencialidades e conscientizar-se do seu papel no mundo. Com pouca idade e baixa vivência, essa turma se desenvolve mais rapidamente quando é acompanhada de perto pela figura de alguém que represente o entendimento de suas aspirações e linguagem. Deste modo, através da inserção no mundo e linguagem destes Coachee’ s Teen, o Coach vem a ser um grande aliado dos pais e educadores para que, juntos, conduzam futuras pessoas de sucesso, utilizando recursos eficientes para realizar mudanças e inovações.

MB – Como deve funcionar?

RO -Como aliado do projeto educacional das instituições de ensino, o coaching promove mudanças, soluções, ideias, transformações e resultados no processo de ensino, agindo na realização de um trabalho com objetivo específico, decorrente de problemas e necessidades oriundos de caráter motivacional dos adolescentes. Em pseudogênero de jogo interativo composto de fases, correlacionando cada uma delas com a proposta de alinhamento de níveis neurológicos. Realiza-se prioritariamente por meio de softwares de comunicação da rede, Ex. Skype, Messenger, Facebook etc. Haja vista que apresentar ao coachee teen em formato de um jogo, os objetivos de sua vida em um ambiente que ele tem domínio, é uma maneira legal de convidá-lo, sem impor ao participante uma alteração brusca em seu ambiente.

MB - Como você avalia a atuação dos gestores das escolas, com relação ao crescimento pessoal, rendimento e aprendizagem dosseus alunos?

RO-Estudos revelam que crianças e jovens com problemas de comportamento e queixas de dificuldades em aprendizagem foram caracterizadas como menos expostas a fatores promotores do desenvolvimento. Pensando nisso, a metodologia Coaching Teen torna-se um aliado de peso para as instituições de ensino públicas, particulares e mecanismos do terceiro setor envolvidos com educação e no reparo social de jovens e adolescentes. Por meio da substituição de “emoções castradoras”, provocadas pelas diferenças socioeconômicas, palavras e sentimentos tais como Não posso, Não sei, Exclusão, Perdedor, etc. que podem ser chamados de ingredientes de preparo para o bolo da baixa estima, cada fatia do novo bolo, o bolo da auto-estima, é especialmente satisfatório.

MB - Quais os primeiros procedimentos a serem tomados pelo gestor escolar que deseja aplicar o Coaching Teen em sua escola?

RO -Estamos realizando turmas de um curso de capacitação em Coaching e PNL para profissionais da área de educação. Logo após esta primeira etapa, a instituição adquire os direitos de uso do método e a partir daí a instituição terá a sua disposição uma ferramenta de apoio, eficaz e de resultados satisfatórios.

MB - Há algo que queira acrescentar sobre o tema?

RO -O Coaching Teen pode ser comparado a “Um maestro e sua orquestra”, respectivamente Coach e Coachee Teen. No esporte bem como na música, o técnico e o maestro não atuam no processo diretamente, mas oferecem sua técnica, experiência e patrocínio emocional básicos para o desenvolvimento e desempenho do atleta e do musicista. Da mesma forma, o Coach contribui para a construção de um contexto adequado para o aprendizado e a superação emocional, tomadas de decisão, planejamento de ação, definição de tarefas e de estratégias de remoção de obstáculos. 


Onde encontrar: 

Ritah Oliveira
Tel: 71 9982-6416\ 71 3492-9278\ 11 7449-0955
Site: www.ritaholiveiracoach.com / www.slacoaching.org.br
E-mail: [email protected]/ [email protected]
 
 
 

Atendimento Preferêncial

Nome:

Email:

Telefone:

Assunto:

Mensagem: