Postado por Adm. em 07/11/2013 ás 06:11

Geração Y, seus amores e suas dores. Como alinhar gerações, sucesso e felicidade?

Por Ritah Oliveira

 

Toda vez que estou perto de publicar um novo livro me questiono qual o impacto que isso vai causar nas pessoas que vão conhecer a obra. Por isso o Coaching Teen, técnica que treina jovens e adolescentes para superar problemas e organizar a vida foi criado. Consiste em auxiliar jovens entre 13 e 23 anos a superar problemas emocionais, se organizar, estabelecer objetivos de vida e descobrir aptidões. É uma adaptação do Coaching executivo, para este público, no ápice da Geração Y, desenvolvi o Life Coaching.

Penso em que sentimentos, comentários, impressões, mudanças, enrijecimentos, insights enfim o que vai acontecer, a partir do que ali é visto, daí chego à conclusão de quão importante é o sentido da palavra alinhar. O Coaching, me trouxe a reflexão do subjetivo a partir da minha própria necessidade de Ser Feliz, Ter Sucesso e Estar Bem.  Daí algumas pessoas podem pensar - Se eu sou feliz, ou tenho sucesso não significa que estou bem?  Te respondo que, necessariamente não!  Por vezes seguimos pela vida com a ilusão ou angustia de entender a felicidade e de como ser feliz, percebendo que está intimamente conectada a um senso de otimismo e possibilidades infinitas. E que por vezes traz a dimensão de que ter sucesso vem acompanhada de um protagonismo de estabilidade e prosperidade, daí o tão sonhado ter, não é suficiente e o estar bem se torna um campo instransponível, levando a constatação de que a vida é plural e precisa ser vivida de maneira que alinhemos nossas expectativas de SER, TER E ESTAR.

Estes dias atendi um cliente que não sabia mais quem era, porque ‘tinha’ muito e não estava feliz. Era um líder que não sabia liderar pois não compreendia as gerações com as quais convivia, não se comunicava de maneira a ser entendido, seguido, e, concebia atitudes de um perfil que já não mais interessa a empresa à qual faz parte. Sem se aperceber de sua identidade, seu interior, sua real motivação, por conseguinte influenciando diretamente em sua felicidade, no sucesso do outro e no bem estar geral da empresa, que é refletido pelos resultados a serem alcançados.

Existem alguns questionamentos que podem ser feitos com base na ferramenta Coaching, que suscitam e potencializam respostas a estes aspectos da geração Y, bem como do alinhamento de propósitos por características das Gerações. Discorro amplamente sobre isso em Coaching Teen® através da vivência Young Graduation Partner® e no Life Coaching em uma abordagem de 3 Inteligências, trazendo o enfoque da conexão imprescindível entre valores, papéis, liderança a identidade de cada um destes em detrimento ao que ocorre e pode vir a ocorrer com esta geração, a qual me incluo, com as gerações que originadas a partir da Y, que são oriundas do ideal de viver seu próprio sonho, por necessidade de realização.

E que para tal precisa do entendimento de que alinhar é estar reto diante da tenuidade de ser humano em todas as suas idiossincrasias e que pela complexa relação do indivíduo em sua totalidade.  Daí veio a motivação para que continuasse eu a pesquisar, criar, publicar obras, e programas, levar todo esse material para a Educação, através da Rede Pública de Ensino, a fim de que viessem a contribuir diretamente na otimização destas questões, equacionando o entendimento de SER+TER=ESTAR BEM, em nossa sociedade contribuindo com as políticas públicas sociais de inclusão e cidadania.

 

Ritah Oliveira é Escritora, Especialista em Psicologia Organizacional, Master Coach.

 

 

Atendimento Preferêncial

Nome:

Email:

Telefone:

Assunto:

Mensagem: