Postado por revistaevento.com.br em 01/05/2012 ás 20:05

COACHING POR EVENTOS

Por Ritah Oliveira

 

 

Falar sobre Coaching e linkar com Eventos??!! Humm, de principio pode parecer um desafio ou que não encontra associação. Ledo engano, realizar eventos é extrinsecamente ligado ao Coaching, vou te explicar como. Em principio é necessário saber o que é Coaching e o que é Evento. Ora Ritah, saber o que é evento, todo mundo sabe que evento é uma festa! Outro engano por isso surgiu, e cada dia mais surgem profissionais qualificados na arte de realizar um evento.

Um evento é por vezes a situação onde seres humanos estão reunidos em prol de uma satisfação comum, seja ele um show, um casamento um espetáculo teatral enfim, é a disposição que aqueles que estarão presentes tem em exercer suas motivações pessoais, ninguém vai a um evento para sofrer e sim para buscar satisfação. Existe uma palavra que conecta o sentido de eventos relacionando a todo o marco do negócio – ENTENDER.

 

Significado de Entender: v.t. Perceber pela inteligência, compreender: ele não entende francês; entender o gracejo. Conhecer, ser hábil em: entender de comércio; entender de poesia. Querer dizer: que entende você por isso? Como você bem entender, como quiser. Dar a entender, deixar entender, insinuar, deixar crer. Nada entender de, não conhecer, não saber apreciar: ele nada entende de música. V.pr. Compreender-se, pôr-se de acordo: eles lá que se entendam. S.m. Entendimento. No meu entender, segundo meu juízo, a meu ver.

 

O profissional de evento tem como premissa entender o que o cliente deseja para seu evento, precisa elaborar um orçamento diante dos recursos disponíveis, elencar profissionais que estejam capacitados para trabalhar no determinado tipo de evento, planejar, acompanhar, promover, divulgar, executar todos estes serviços de maneira uníssona. Os bastidores do evento é filosofia, uma contradição que em muitos casos beira a abstração, é burocracia e trabalho criativo, idéia e métodos, lançamentos e regulamentos de onde a versatilidade e flexibilidade necessária somam-se às características mais prementes do profissional de eventos.

Assim o mercado de eventos bem como o profissional do ramo, deve estar e passar por processos de Comunicação e apoio onde o objetivo é o de equipar as pessoas com ferramentas e conhecimentos necessários para que se desenvolvam e se tornem mais efetivos no desempenho de suas habilidades e atribuições. Este é o COACHING. Lidar diariamente com as diferenças, sabendo extrair do outro o seu melhor, seus anseios através de recursos internos e perguntas poderosas, algo que encontra aplicabilidade efetiva no segmento de evento. Fazer as perguntas certas pode ser determinante para que o cliente possa externar sua vontade mais intrínseca e deste modo a realização do evento ser coroado de pleno êxito. Descobrir a poesia, a crença que existe por trás do desejo do outro - é Coaching e é Evento, num estado de sinergia total.

 

 

Ritah Oliveira

Escritora, Master Coach, Especialista em Psicologia Organizacional, Estudiosa do Comportamento Humano.

Atendimento Preferêncial

Nome:

Email:

Telefone:

Assunto:

Mensagem: