Postado por EDITORA SER + em 10/11/2011 ás 10:11

"Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo"

Margaret Hilda Roberts Thatcher

Alguém pode tentar entender qual a mágica que existe entre seguir alguém, sobre como o outro consegue reunir milhares, ou apenas um seguidor, aquele fiel que te segue e ouve com lealdade quase canina. Estamos elucubrando sobre o líder e liderados. Muito se comenta e discorre sobre o papel e os conceitos do líder. Quem é esse individuo? Quem ensinou a ele tudo isso? Como ele consegue fazer com que as pessoas o ouçam, e às vezes o copiem apenas em vê-lo a distância? Que mágica existe atrás de Martin Luther King, Mandela, Gandhi, Lula, dentre vários outros? O simples e efetivo dom de estar à frente seria a resposta mais coerente.

O papel do líder está mais para alguém que é seguido do que para alguém que dá ordens, o líder é sempre lembrado pelas suas ações posturas ou até mesmo pelo seu calar. Hoje em dia muito se tem trabalhado para formar novos lideres e eu sempre me pergunto se é algo a ser ensinado ou tão somente lapidado. Acredito que um líder nasce sob as vestes de ser humano e com o passar do tempo vai adquirindo experiências para estar à frente seja em que contingente da vida for. Quantos de nós já paramos para olhar uma criança brincando com outras e uma destacar-se por ser mais altiva, ser aquele em que as outras crianças estão sempre ao redor? – Quantos adolescentes são os "caras", em suas turmas, são rodeados de fieis escudeiros? – Quantos funcionários nas organizações são gerentes, mas não são lideres? – Estes, são aqueles que mobilizam outros a pelejas compartilhadas, são aqueles que exercem a fina arte na condução e obtenção de resultados desejados, são os portadores de uma autoridade legitima que é conseguida através do reconhecimento. É o que podemos chamar de verdadeira conexão, onde são lançados motivos para ser ouvido, acatado e seguido.

Liderança tem a ver com provisão de significados, com engajamento e participação, com valer à pena. Seguir um líder consiste na crença de que vale a pena para sua jornada, sua empreitada, sua vida. É a confiança no sentido mais explicito da palavra, em certa citação de Drucker, onde sabiamente ele discorre que liderança nada tem a ver com popularidade, e sim com seguir o certo, seguir na realização de coisas corretas. Tem haver com confiança, esta ligada a: tempo para ser construída; reciprocidade; aprendizado de ambos os lados; troca; limites; lisura de atitudes; caráter; persistência; firmeza na condução dos assuntos, haja vista que o líder é senhor de suas atitudes. A grande palavra que inspira liderança é exemplo.

O individuo é um exemplo a ser seguido. Como não poderia deixar de faltar, em meus artigos, sempre uso formulas a fim de fixar o entendimento do leitor sobre todo o

conteúdo do que discorremos ao longo da escrita SEGUIR = confiança + exemplo – hesitação + (caráter² × persistência³ ÷ comprometimento) ≡1 LIDERANÇA.

A qualidade tem sido constante motivo de preocupação e investimento das organizações em nosso tempo. As empresas diariamente estimulam seus colaboradores a exercerem de maneira eficaz suas atividades funcionais e para isso as áreas de treinamentos e desenvolvimento de pessoas investem em ferramentas que visem à melhoria constante dos seus colaboradores, processos tais como o Coaching, exaltam um principio básico da liderança através do uso de recursos internos, haja vista todo líder inicia seu processo de liderança consigo próprio, conforme já havia mencionado. O Coaching auxilia este processo de liderança através dos conceitos de visão, valores, mudança e adaptação na busca do que ele quer atingir e de como isso afetará o grupo pelo qual ele é seguido.

Outra grande característica do líder exortada pelo Coaching é a flexibilidade. Um líder mantém o foco em suas metas, porém exercita a flexibilidade na condução das estratégias planejadas afim de que possa ultrapassar obstáculos, haja vista não existe liderança sem que exista mudança, sem esta as pessoas permanecem no mesmo lugar e o engajamento para realização torna-se nulo. Este é o principal papel do líder frente às mudanças, o de flexibilizar, em busca da remoção de obstáculos, o do poder da comunicação convincente, persuasiva, da compreensão e conhecimento da causa ou assunto. Pois para que tais condições ocorram é imprescindível a expertise sobre a motivação pela qual o ser humano é movido e daí a obtenção de que os seguidores as executem por livre vontade. Acredito piamente que lideres podem ser treinados, porém dificilmente ensinados – A liderança é intrínseca com acordes externos de influência interpessoal.

A diferença que menciono no título deste artigo consiste na impossibilidade do líder, nas situações onde ao ser humano é inerente o livre arbítrio, inevitavelmente os seguidores vão analisar detalhes, vão fazer escolhas e neste momento, estaremos diante da tríade - com o líder, sem o líder ou apesar do líder. Assim, seja ele autocrático, liberal ou democrático, ele poderá ser seguido ou não. É neste exato momento é que esta figura consolidada por todas as admoestações que elencamos a respeito da LIDERANÇA será posta a prova e diante da preparação do líder frente aos revezes que a vida e as situações por ela imposta vem acontecer, à liderança situacional. Em que o mesmo revestido de coragem e visibilidade (esta pelo seu poder de comunicação) se faz presente para indicar o caminho a ser seguido.


1 Sinal matemático que representa Idêntico a

REFERÊNCIAS

http://www.citador.pt/index.php

http://www.pmkb.com.br/artigos-mainmenu-25/92-entrevista-com-peter-drucker-lideranonversa-fiada.html

Atendimento Preferêncial

Nome:

Email:

Telefone:

Assunto:

Mensagem: